top of page

SOBRE O CEU

O Centro Educacional Unificado  - CEU Jardim Paulistano está localizado na Brasilândia, região noreste de São Paulo. O equipamento e seu projeto, atendem as comunidades do entorno, oferecendo acesso, formação e desenvolvimento educacionais, culturais, esportivos e de lazer, além de promover a cidadania democrática, ativa e emancipatória.

O CEU é irradiador de desenvolvimento econômico, social e político. Direciona sua ação no sentido da inclusão e da garantia das diversidades étnica, racial, religiosa, geracional e de gênero.

 

 

“O CEU é irradiador de desenvolvimento econômico, social e político"

CACAU NICOLAU - GESTORA

NOSSA FILOSOFIA

01

/  PRINCIPAIS VALORES

Desenvolvimento integral das crianças e dos jovens;

Polo de desenvolvimento da comunidade;

* Polo de inovação de experiências educacionais.

O princípio educacional que norteia o projeto dos CEU's é o de prover um tipo de educação que possibilite o desenvolvimento integral para crianças, adolescentes, jovens e adultos, que incluí a educação formal, não formal, e as atividades sócio-culturais, esportivas e recreativas como formas de aprendizagem. Sua proposta reuniu todas as ações educativas da Prefeitura em um único polo, juntando CEI, Emei (Escola Municipal de Educação Infantil),  Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) e a UAB em um só local. Os Centros Educacionais Unificados - CEUs são espaços que visam promover o desenvolvimento integral de crianças, jovens e adultos, por meio de experiências educacionais inovadoras, conjugadas a atividades artísticas, culturais, esportivas e de inclusão digital. 

SOBRE A UAB

Sistema Integrado de Universidades Públicas, criado em 2005, que oferece cursos de nível superior, por meio de uso da metodologia da educação à distância. Os professores que atuam na Educação Básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em Educação Básica dos Estados, Municípios e do Distrito Federal.

/  SUPERIOR À DISTÂNCIA

01

CEI, EMEI, EMEF

Os CEUs contam com um Centro de Educação Infantil (CEI) para crianças de 0 a 3 anos, uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) para alunos de 4 a 6 anos e uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), que também oferece Educação de Jovens e Adultos (EJA).

/  EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

01

SOBRE A ETEC

01

/  ENSINO PROFISSIONALIZANTE

A Escola Técnica Estadual Paulistano foi criada em 22 de dezembro de 2009 (DECRETO Nº 55.223) e atende à 200 alunos distribuídos pelos cursos de Técnico em Administração, Técnico em Informática e Ensino Médio.

 

 

01

/  NOSSA ORIGEM

Os Centros Educacionais Unificados (CEU) são equipamentos públicos voltados à educação, criados pela Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de São Paulo, e localizados nas áreas periféricas da Grande São Paulo. Foram concebidos pelo EDIF - Departamento de Edificações/PMSP como um centro local da vida urbana, com seu programa que articula os equipamentos urbanos públicos dedicados à educação infantil e fundamental e às práticas esportivas, recreativas e culturais cotidianas. Os Centros Educacionais Unificados (CEUs), construídos pela Prefeitura da Cidade de São Paulo, são equipamentos que unem educação, cultura, esporte e lazer, sendo um novo espaço de encontros da comunidade nos finais de semana, também dispõe de um sistema de Internet Banda Larga, Bloco Esportivo e Cultural (BEC), Bloco Didático (uma EMEI, um CEI, e uma EMEF. Também faz parte do Bloco Didático o prédio administrativo, o refeitório, a biblioteca e o telecentro), Áreas Externas.

O município de São Paulo conta atualmente com 45 CEUs onde estudam mais de 120 mil alunos. Todos os CEUs são equipados com quadra poliesportiva, teatro (utilizado também como cinema), playground, piscinas, biblioteca, telecentro e espaços para oficinas, ateliês e reuniões. Os espaços são abertos nos finais de semana com o intuito de beneficiar tanto crianças e adolescentes como a comunidade do entorno de baixa renda.Com programação variada para todas as idades, os CEUs garantem aos moradores dos bairros mais afastados acesso a equipamentos públicos de lazer, cultura, tecnologia e práticas esportivas, contribuindo com o desenvolvimento das comunidades locais.

/  PERSPECTIVA HISTÓRICA

02

03

/  CENTRO DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

     A prefeitura de São Paulo através de convênio com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, lançou no dia 09 de abril de 2014, os Centros de Educação em Direitos Humanos (CEDHs).

     O Programa de Metas da Cidade de São Paulo do governo Fernando Haddad apontou como a meta 63 "Implementar a Educação em Direitos Humanos e Cidadania na rede municipal de ensino". Compromisso que começa a ser posto em prática com objetivo de promover a cultura de direitos humanos nas escolas da rede municipal de ensino e possibilitar a articulação territorial entre espaço público e equipamento público.

     As unidades foram inicialmente instaladas nos Centros de Educação Unificados (CEUs) Jardim Paulistano, na zona norte; Pêra-Marmelo, na zona oeste; Casa Blanca, na zona sul; e São Rafael, na zona leste. O território de cada centro é formado pelas unidades escolares dos CEUs e mais duas unidades satélites - no caso do Jardim Paulistano, a EMEF Senador Milton Campos e a EMEI Rosa e Carolina Agazzi.

     Os CEDHs terão como objetivo disseminar valores humanistas, como tolerância, respeito, solidariedade e diversidade aos alunos e professores da rede.

Endereço:

Av. Elísio Teixeira Leite, 4180

R. Aparecida do Taboado, s/nº
São Paulo, SP 02814-000

 

Tel: 11-3397-5410

 CEU Jardim Paulistano Orgulhosamente criado com Wix.com

  • b-facebook
  • Twitter preto redondo
  • YouTube Preto Redonda
bottom of page